FCC
Integração de Unidades de Refino com o FCC: Unidades de tratamento de águas ácidas, unidade de recuperação de enxofre e utilidades
Momento Técnico

Integração de Unidades de Refino com o FCC: Unidades de tratamento de águas ácidas, unidade de recuperação de enxofre e utilidades

Autor: Eliza Frias Diamante
5 min / 31/03/2025
Média de avaliações 5.00

Dentro de um esquema de refino cada unidade tem seu papel, foi estudada e planejada para cumprir um objetivo dentro da refinaria, contribuindo com suas parcelas na qualidade dos produtos finais ou para o atendimento de requisitos legais. Entre cargas, produtos e efluentes várias correntes são enviadas de uma unidade à outra até sair da refinaria em sua forma final. Cada unidade exerce influência sobre as demais de diversas maneiras, e entender o que um ajuste ou distúrbio em uma unidade causa nas outras é parte dos conhecimentos essenciais do engenheiro de processo que trabalha com refino, já que o objetivo não é só a otimização de cada unidade, mas sim da refinaria como um todo.

Neste artigo abordaremos de forma breve algumas das principais influências que o FCC sofre das outras unidades de refino e quais influências exerce sobre elas, considerando algumas unidades presentes nos esquemas de refino mais comuns.

Faça o download da publicação e saiba mais!

Deixe sua avaliação
Compartilhe a publicação

O que você achou da publicação?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da FCC S.A. Não toleramos nenhum tipo de discriminação ou discurso de ódio. Se achar algo inadequado, denuncie.
Limite de caracteres
000/500
Ops! Verifique os campos marcados e tente novamente.

Sua publicação pode aparecer aqui.

Realize com a FCC S.A.
Junte-se ao nosso Time de Conteúdo para criar e compartilhar conhecimento
Saiba como fazer parte
Formulário enviado com sucesso!
Formulário enviado com sucesso!
Formulário enviado com sucesso!
Comentário enviado com sucesso!