O modelo de economia circular vem ganhando espaço nos últimos anos, à medida que aumenta a conscientização sobre a importância de conter a exploração excessiva de recursos naturais e o elevado acúmulo de resíduos. Este modelo se baseia na eliminação de resíduos e poluição desde o princípio, na regeneração de sistemas naturais e na extensão do ciclo de vida de produtos e materiais, substituindo o conceito de fim-de-vida útil da economia linear por novos fluxos circulares, em um processo integrado.
Como fabricante de catalisadores, a Fábrica Carioca de Catalisadores auxilia os seus clientes no gerenciamento do catalisador de equilíbrio (E-CAT) e possui experiência significativa em sistemas de logística reversa destinados a viabilizar a retirada de catalisadores usados para reaproveitamento, quando aplicável, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, de forma a manter o produto em uso e prolongar o seu tempo de vida útil.
O E-CAT pode ser reutilizado, como flushing, para reposição de perdas em unidades de craqueamento de resíduo (URFCC), o que é indicado nestes tipos de unidades em que a carga apresenta altas concentrações de Níquel, Vanádio, dentre outros contaminantes.
Além disso, os catalisadores de equilíbrio também podem ser reaproveitados para outros fins industriais, em substituição a matérias-primas convencionais, reduzindo o seu direcionamento para aterros e o impacto ambiental causado pela exploração excessiva de recursos.
- de
O que você achou da publicação?