A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. (FCC S.A.) encerrou sua participação no Latin American Refining Technology Conference – LARTC 2025 com resultados marcantes, reforçando seu papel como parceira estratégica das refinarias na América Latina. Durante os três dias de evento, a empresa esteve presente em painéis de liderança, apresentações técnicas e conduziu um workshop exclusivo, além de ter sido reconhecida com o prêmio “Solução de Transição Energética do Ano”, pelo produto ReNewFCCTM, consolidando sua posição na vanguarda da inovação e da sustentabilidade no setor.
No primeiro dia, o Diretor Superintendente Luiz Eduardo Valente participou do Painel de Líderes, destacando a importância de ouvir as demandas dos refinadores e de atuar em toda a cadeia de valor do refino, oferecendo soluções que maximizem a performance das unidades e aumentem a eficiência operacional. “Tudo o que a gente produz, se envolve e pesquisa efetivamente é para que o refinador possa ter o melhor uso das suas unidades, uma maior produção de derivados e trabalhar com petróleos mais adequados às suas demandas. Nós fazemos parte dessa cadeia de valor”, ressaltou o Diretor.


Ainda na programação, o Consultor de Desenvolvimento de Produtos, Tiago Coelho, apresentou a palestra técnica “Soluções catalíticas sob medida para UFCC: Avanços em tecnologias com alta resistência a metais”. A sessão abordou os impactos de contaminantes como vanádio e ferro e ressaltou que, diante de cargas cada vez mais pesadas, as soluções precisam ser customizadas para garantir a estabilidade e o melhor desempenho das unidades. Entre os destaques, Tiago apresentou o SaFeGuardTM, catalisador desenvolvido pela FCC S.A. para cargas com alto teor de contaminação por ferro. “Os catalisadores da FCC S.A. são considerados benchmark quando falamos em acessibilidade em relação ao ferro. O SaFeGuardTM é uma disrupção tecnológica”, comentou Tiago.


No segundo dia do LARTC 2025, a FCC S.A. conduziu o workshop “Soluções Catalíticas: Inovações para os Desafios do Refino”, reunindo seu time de especialistas e parceiros estratégicos como Ketjen, Petrobras e Acelen. O encontro abordou os desafios atuais e futuros das unidades de FCC, a adaptação da indústria a uma matriz energética mais limpa e diversificada e o impacto crescente de contaminantes metálicos na performance catalítica. Durante o workshop, foram apresentadas soluções práticas e tecnológicas para tornar as UFCCs mais eficientes, permitindo debates ricos sobre o futuro do refino.


“Foi uma grande conquista para a FCC S.A., porque nessa categoria o que mais importa é a inovação. Nós ganhamos exatamente nesse quesito. Muitos avanços ainda estão por vir no desenvolvimento do ReNewFCCTM, novos desafios surgem constantemente, e vamos continuar na vanguarda das soluções para renováveis, que representam o futuro do refino”, destacou Marcos Godinho, Gerente de Serviços Técnicos da FCC S.A. |


A participação no LARTC 2025 consolida a FCC S.A. como empresa comprometida em aliar inovação, excelência técnica e sustentabilidade, sempre ao lado das refinarias para enfrentar os desafios do presente e construir o futuro do refino na América Latina. |


-
- de
-
O que você achou da publicação?