Conheça alguns projetos da jornada da Transformação Digital na FCC S.A.
Ao longo dos anos, a Fábrica Carioca de Catalisadores vem implementando projetos diversos de transformação digital alinhados à Indústria 4.0.
Acreditamos que as tecnologias digitais são ferramentas de suporte que podem agregar valor único, transformando dados em soluções inteligentes que permitem o aumento da agilidade de processos, a melhoria da eficiência de nossas operações e a entrega de valor adicional aos nossos clientes.
Utilizando recursos digitais, oferecemos aos refinadores suporte automatizado e acesso a informações importantes em tempo real por meio de nossas plataformas digitais. Além disso, utilizamos simuladores de processos e estatística avançada em diversas atividades de serviços técnicos e estamos progressivamente incorporando outras ferramentas alinhadas à Indústria 4.0, como Big Data e Machine Learning, visando o uso inteligente do grande volume e histórico de dados operacionais das unidades de FCC para melhoria da qualidade de seus bancos de dados.
Confira alguns de nossos projetos na jornada da Transformação Digital:
INTERNET DAS COISAS INDUSTRIAIS (IIoT)
Utilizamos estratégias de IIoT para conectar dispositivos autônomos a aplicações industriais, viabilizando o acesso a diversos dados na nuvem em tempo real e possibilitando o monitoramento remoto.
IIoT na gestão do estoque de nossos clientes
Há mais de 20 anos, lançamos o Total Catalyst Management (TCM), uma solução tecnológica IIoT oferecida exclusivamente pela FCC S.A. no mercado de catalisadores para craqueamento de petróleo que possibilita o monitoramento das informações de nível dos silos de catalisador das refinarias em tempo real.
O TCM tem como principal objetivo tornar o catalisador logisticamente transparente para o cliente e garantir a adequação dos níveis de estoque das refinarias às suas reais necessidades. A transmissão das informações é realizada por meio de um sensor instalado em cada silo, sendo os dados transmitidos diretamente do PI da refinaria para a FCC S.A. via Internet. O sistema possui um software específico, acessível aos refinadores via plataforma digital, na qual podem visualizar as informações de nível, criar gráficos personalizados, calcular o consumo de catalisador da unidade e programar alarmes.
Estamos implementando uma nova linha de transmissores com o uso de energia solar visando a redução dos impactos ambientais associados aos nossos produtos e serviços e a entrega de soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes.
Atualmente o TCM está disponível para todos os clientes das refinarias com gerenciamento de estoque pela FCC S.A. mediante um dispositivo automático de leitura de consumo e um programa contínuo de reposição.
SIMULADORES DE PROCESSOS
Utilizamos a simulação de processos em diversas atividades de suporte técnico aos refinadores.
Uso de simuladores nas atividades de Serviços Técnicos
Nos estudos de reformulação do catalisador, utilizamos um software de simulação proprietário, baseado em modelos cinéticos e termodinâmicos, para prever o perfil de rendimentos da UFCC para cada formulação de catalisador selecionada e, então, determinar o sistema catalítico mais adequado para cada cliente, considerando seus objetivos e restrições operacionais.
Também utilizamos amplamente um software de simulação de processos que funciona como um gêmeo digital da unidade de craqueamento. Esta ferramenta nos permite avaliar a operação da unidade e fornecer orientações para otimização de seu desempenho, além de nos auxiliar a prever os efeitos de alterações na formulação do catalisador (e demais variáveis independentes) em condições operacionais da unidade, garantindo a entrega contínua do melhor produto aos nossos clientes.
Nossa equipe de serviços técnicos auxilia no tratamento e consolidação do banco de dados de unidades de FCC, visando melhorar a sua qualidade e torná-lo acessível e útil às soluções digitais da Indústria 4.0.
- de
O que você achou da publicação?
Comentários (1)