No dia 5 de dezembro de 2024 foi realizado o evento de Comemoração de 40 anos do acordo de cooperação tecnológica entre Petrobras-Ketjen-FCC S.A.
Formalizado em 1984, o acordo para a criação de um "pool" tecnológico consolidou uma colaboração estreita e contínua entre a Petrobras e a Ketjen (subsidiária da Albemarle Corporation) no campo da pesquisa e desenvolvimento de catalisadores de craqueamento catalítico. Essa parceria, celebrada no evento, reforça a atuação conjunta das empresas, que são sócias na Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.).
Este ano, a parceria completa quatro décadas e, por meio desta, a Petrobras recebe muitos benefícios com a utilização de catalisadores e aditivos com o mais alto padrão tecnológico, garantindo maior rentabilidade para as unidades de Craqueamento Catalítico Fluidizado (FCC) da companhia.
Por outro lado, a Ketjen se beneficia com a renovação de seu portfólio de produtos em um mercado altamente competitivo e com a realização de testes em escala piloto, protótipo e comercial para a validação dos novos produtos.
Luiz Valente e Rodrigo Pinto, Diretores da FCC S.A., ressaltaram: “O sucesso desta colaboração é reflexo do comprometimento conjunto em aprimorar a indústria de energia. Estamos empolgados em continuar contribuindo com nosso know-how para um futuro mais eficiente e sustentável.”
Catalisadores: Uma Peça-chave para o Futuro da Energia
Os catalisadores desempenham um papel essencial na indústria de energia, possibilitando a produção de combustíveis com menos impactos ambientais, enquanto otimizam a eficiência dos processos industriais. A renovação deste acordo permite avançar nas fronteiras do conhecimento e da inovação, promovendo soluções sustentáveis que beneficiam tanto o mercado quanto a sociedade.
- de
O que você achou da publicação?